• Categoria do post:Xadrez
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Ads

Estes são movimentos bastantes comuns nos jogos de xadrez, você com certeza já se deparou com eles.

Garfos

Chamá-se grafo quando se ataca duas peças desprotegidas em um único movimento, de modo que, o seu adversário terá que escolher qual peça perder. O FEN a seguir mostra um dos grafos mais empolgantes do xadrez, o garfo de um cavalo em f7 atacando  a torre e a dama das pretas.

[fen]r2qk2r/pp2pNpp/1npn3b/2bp4/2P3B1/1PN1PQ2/P2P1PPP/R1B2RK1 b kq - 1 1[/fen]

Chamá-se também, garfo real quando se faz um garfo atacando o rei e a dama simultaneamente.

Pregaduras

Ocorre quando normalmente você têm que defender uma peça de maior valor colocando outra de menor na frente, ou, defender o próprio rei. Esta situação faz com que a sua peça menor fique “presa” facilitando o jogo para o adversário.

O FEN a seguir mostra a rainha negra empregando uma Pregadura no cavalo branco em e3, note que as brancas não podem mover o cavalo, ou o rei ficará em cheque.

[fen]rnb1r1k1/2p2pp1/1p3bnp/p3q3/2P5/1B2N1NQ/PPP2PPP/R1B1K2R w KQ - 0 1[/fen]

Gambito ou forquilha

Famoso pela série da NetFlix, O Gambito da Rainha, um gambito é a entrega de uma peça, normalmente um peão e normalmente logo na abertura do jogo para ganhar tempo ou vantagem no desenvolvimento das peças. Gambito do Rei, Gambito da Dama e Gambito Evans são uns dos gambitos mais comuns nos jogos de xadrez.

Os gambitos é uma arte no xadrez e necessitam de longos estudos para serem dominados. O jogo a seguir mostra uma das formas de desenvolver o gambito do rei.

Clique nas anotações para carregar o tabuleiro.

[pgn]
[Event "Lucas Chess"]
[Date "2016.05.04"]
[White "Anderol"]
[Black "Anderol"]
[Result "1-0"]
[ECO "C36"]
[Opening "Gambito do Rei Aceito, Defesa Abbazia (Defesa Clássica, Defesa Moderna)"]
1.e4 e5 
2.f4 exf4 
3.Nf3 d5 
4.Nc3 dxe4 
5.Nxe4 Bg4 
6.Qe2 Bxf3 
7.Nf6# 1-0[/pgn]

728px-Set-a-Trap-in-the-King's-Gambit-Accepted-Opening-As-White-Step-8

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.