• Categoria do post:Xadrez
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura
Ads

Lucas Chess é um software fantástico para apaixonados por xadrez, ele é open-source que possui uma vasta coleção de engines (motores) de algoritmo de xadrez para o usuário escolher.

lucasChess

Eu particularmente gosto de treinar com as engine Stockfish e Gnu Chess (este tem que ser instalado a parte).

Certo professor, então o Lucas Chess é só mais um software para eu jogar xadrez contra o computador? Não, ele vai além. Ele possui um analisador de jogadas e uma biblioteca de aberturas para que você possa analisar seus lanches e praticar suas defesas e armadilhas.

Download

  1. Acesse o site oficial do software:  https://www-lucaschess.rhcloud.com/ e clique no menu Downloads > Installable.

Iniciando um treinamento

  1. Abra o Lucas Chess.
  2. Clique no ícone Ferramentas > Crie seu próprio jogo.

Ativando o engine

O engine será o seu adversário, ou se preferir, pode jogar sozinho também. Eu uso os engines apenas para treinar e estudar e gosto de jogar sozinho apenas para analisar jogadas dos meus jogos na Internet.

Mesmo jogando sozinho, a engine escolhida é que fará a análise das suas jogadas classificando-a numa escola de -9 a +9 a eficácia de seu lance.

  1. Clique em Configurações > Ativar Engine
  2. Escolha o engine de sua preferência e defina um tempo de processamento para ela. Para iniciantes, recomendo as configurações mostradas na imagem. lucasChess2
  3. Ao clicar em aceitar, o jogo será iniciando com você nas brancas e o engine nas pretas. Caso queira inverter o tabuleiro basta clicar no círculo de cor bege ao lado do tabuleiro.

Analisando e testando jogadas.

No xadrez, muitos movimentos comuns são estudados e aprimorados, por isso que os melhores do mundo estudam (e muito) todas as variáveis de um jogo. Portanto, se você participar de um torneio tenha certeza que você enfrentará jogadores mecânicos que sabem exatamente qual será a sua jogada só pela estrutura de jogo que ele irá criar.

A falta de estudo praticamente tira qualquer jogador iniciante de qualquer torneio.

Portanto, vou simular um treino com abertura italiana e testar diversas situações que eu poderei enfrentar ao escolher essa abertura.

Exemplo de treino: Praticando a abertura italiana

  1. Escolha o engine de sua preferência. Se você é iniciante opte por valores mais baixos de processamento, entre 1 e 3 segundos são suficientes. Lembre-se; o objetivo aqui não é ganhar do engine, é testar situações;
  2. Inicie o primeiro lance de abertura italiana, movendo o peão da frente do rei duas casas para frente (Notação e4)
  3. O engine irá responder, normalmente a defesa para esta abertura é repetir o mesmo movimento do seu peão (Notação e5), ficando assim; lucasChess3
  4. Continue desenvolvendo a abertura italiana com o cavalo da ala do rei na casa f3, conforme a imagem a seguir. Por ser uma abertura tradicional o engine irá responder exatamente com o cavalo oposto para proteger o peão preto que está no centro do tabuleiro.
  5. Agora vem a questão, o que fazer daqui para frente? O evangelho do xadrez tradicional prega que você deve sempre desenvolver seus cavalos e bispos rapidamente e tomar o controle do centro do tabuleiro, portanto, podemos tentar… Neste exemplo vou desenvolver o meu bispo branco conforme imagem; lucasChess4
  6. Para analisar a eficácia desta jogada, dê dois cliques no quadro de notações do lado direito. Note que meu bispo está na casa c4. Dê dois cliques no lance c4. lucasChess5
  7. Este será o resultado da análise; lucasChess6

Entendo a análise

Na imagem acima, mover o bispo teve uma eficácia de +0.27. Por estarmos no inicio do jogo, nenhum movimento é eficaz o suficiente para chegarmos ao mate, mas nos permite entender se o lance escolhido foi bom ou ruim. Note que uma opção de jogada mais forte é exibida na lista, o cavalo na casa C3 possui uma eficácia de +0.33.

Isso quer dizer que; mover o bispo não foi uma jogada ruim, muito pelo contrário. Mas por se tratar de uma abertura italiana, uma abertura já estuda à séculos, o cavalo seria a melhor opção para o início do jogo. Isso tem um porque; com o cavalo é tenho um controle maior do centro do tabuleiro, já com o bispo, meu controle é mais limitado.

Se você estiver jogando com as pretas, você deverá olhar para os valores negativos. Quanto mais negativo o valor, mais eficaz é a jogada para as pretas.

Obviamente, você pode voltar as jogadas quantas vezes quiser, tanto as suas com as do engine e testar diversas variações de suas jogadas.

É importante também, que todo estudo requer disciplina. Para ajudar a memorizar estas situações é sensato que você faça anotações em seu caderno, ou salve o jogo no Lucas Chess. Outro recurso interessante é habilitar a caixa de anotações clicando em Configurações > Visualizar > Informações do PGN

Analisando todo o jogo.

Outro tipo de treino bem interessante é jogar sem pedir ajuda ao engine. Neste caso você irá jogar e somente depois do jogo você fará a análise onde a engine irá classificar suas jogadas em erradas, brilhantes e variantes. Para fazer a análise clique em Utilitários > Análise.

Você usa outro software para jogar?

Você não precisa abandoná-lo. A maioria dos softwares permitem exportar o PGN (um arquivo texto que contém todas as notações do jogo) e posso importá-lo no Lucas Chess.

Quando marco um jogo com um amigo pela internet, ao término do jogo basta fazer o download do PGN e importá-lo no Lucas.

Exemplo de análise de um jogo no Lucas Chess.

[pgn]
[CurrentPosition "r1bNk2r/ppp1b1pp/5n2/4p3/2nP1p2/8/PPP3PP/RNBQ1RK1 b kq - 0 10"]
1.e4 e5 
2.Nf3 Nc6 
3.Bc4 Nf6 
4.Ng5 Be7 
5.Nxf7 Na5 
6.Nxd8 Nxc4 
7.d4 d6 
8.f4 exf4 
9.e5 dxe5 
10.O-O e4 
11.Nc3 g5 
12.Bxf4 gxf4 
13.Nxe4 Nxe4 
14.Rxf4 Ncd6 
15.Nf7 O-O 
16.Nh6+ Kh8 
17.Rxf8+ Bxf8 
18.Qh5 Bg7 
19.Rf1 Bxd4+ 
20.Kh1 Be6 
21.b3 Re8 
22.Rf4 Bd7 
23.Nf7+ Kg7 
24.Qh6+ Kg8 
25.h3 Nxf7 
26.Rxf7 Kxf7 
27.Qxh7+ Bg7 
28.Kh2 Kf8 
29.Kg1 c5 
30.Qg6 Bd4+ 0-1[/pgn]

Resultado da análise: A análise mostra que as pretas teve apenas um lance ruim. Todas as demais foram jogadas boas, embora nenhuma brilhante.

Screenshot_1

Legendas (o próprio Lucas Chess te ensina isso):

! = Boa jogada
!! = Jogada brilhante
? = Jogada Ruim
?? = Jogada muito ruim (Aberração)

Aberturas

Todo jogador tem a sua preferida. Mas é importante variar pois suas jogadas acabam ficando conhecidas entre seus adversários. Eu particularmente gosto das tradicionais, como a abertura espanhola e a abertura italiana. Este site mostra o desenvolvimento das aberturas mais tradicionais do xadrez; http://xadrez.altervista.org/xadrez/aberturas.htm#Defesa Caro-Kann

No Lucas Chess, você conta com um vasto material para praticar aberturas. Clique em Utilitários > Guia pessoal de Aberturas.

lucasChess7

É isso galera! Bons estudos e bons treinos.

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.