Ads

O GTMetrix é uma ferramenta de teste e monitoramento de desempenho de sites, principalmente quando o assunto é WordPress.

Ele ajuda a avaliar a velocidade do seu site, identificar por que ele está lento e descobrir oportunidades de otimização. A ferramenta gera pontuações para suas páginas usando o Lighthouse e oferece recomendações acionáveis sobre como otimizá-las.

Você pode testar seu site em diferentes países, navegadores, velocidades de conexão e muito mais. O GTMetrix também pode notificá-lo quando sua página estiver lenta e enviar um alerta vinculado a um relatório completo para que você saiba o que aconteceu.

Além disso, o GTMetrix pode avaliar as métricas do Web Vitals e outras métricas do Lighthouse, revelar oportunidades de otimização para melhorar o desempenho e mostrar como sua página carrega com nossa visualização de velocidade.

Vejamos agora algumas alternativas inteligentes ao GTMetrix.

  1. Google Ligthhouse
  2. Google Speed Insights
  3. WebPageTest
  4. Pingdom
  5. Web.Dev
  6. Yellow Lab Tools

1. Google Lighthouse

O Google Lighthouse não é serviço on-line, mas sim, o recurso existente Google Chrome. Para acessar o relatório do Lighthouse você precisa primeiro acessar o site desejado e depois pressionar a tecla F12 para acessar as ferramentas de desenvolvedor.

Após acessar as ferramentas do desenvolvedor, localize a guia Ligthhouse e depois solicite um relatório clicando em Analyze page load. Depois de alguns segundos um relatório completo será gerado utilizando a sua própria conexão.

2. Google Speed Insights

O PageSpeed ​​​​Insights (PSI) relata o desempenho de uma página em dispositivos móveis e desktop e fornece sugestões sobre como essa página pode ser melhorada.

PSI fornece dados de laboratório e de campo sobre uma página. Os dados de laboratório são úteis para depurar problemas de desempenho, pois são coletados em um ambiente controlado.

No entanto, pode não capturar gargalos do mundo real. Os dados de campo são úteis para capturar a experiência real do usuário, mas possuem um conjunto mais limitado de métricas. Consulte Como pensar sobre ferramentas de velocidade para obter mais informações sobre os dois tipos de dados.

3. WebPageTest

WebPageTest é um dos sites mais antigos quando o assunto é análise de performance. O WebPageTest foi adquirido em setembro de 2020 pela Catchpoint, uma plataforma de monitoramento de experiência digital que fornece produtos de monitoramento sintético, medição de usuário real, monitoramento de rede e monitoramento de endpoint.

Teste instantaneamente o desempenho do seu site em navegadores, dispositivos e locais reais em todo o mundo.

  • Experiência Real: Teste a experiência real do seu usuário com localizações globais, dispositivos modernos e as versões mais recentes dos navegadores.
  • Captura de vídeo: correlacione a experiência visual do seu usuário com as medições técnicas do seu site.
  • Métricas detalhadas: mergulhe na anatomia da sua página da web com componentes como DNS, TCP, TLS e muito mais.

4. Pingdom

Pingdom oferece tempo de atividade confiável e econômico e monitoramento de desempenho para o seu site. Use este teste de velocidade de site gratuito para analisar a velocidade de carregamento de seus sites e aprender como torná-los mais rápidos.

5. Web.Dev

web.dev é o recurso definitivo para desenvolvedores de todas as origens aprenderem, criarem e resolverem na web. O objetivo não é apenas educar os desenvolvedores, mas também ajudá-los a aplicar o que aprenderam em qualquer site em que trabalhem, seja ele pessoal ou comercial.

O web.dev nasceu da crença de que, se facilitarmos a construção de experiências de alta qualidade, isso permitirá um envolvimento mais significativo na web, tanto para usuários quanto para desenvolvedores. Simplificando, percebemos que a única maneira de a web melhorar é ajudarmos as pessoas que a constroem a ter sucesso.

6. Yellow Lab Tools

O Yellow Lab Tools permite realizar testes online para ajudar a acelerar páginas web pesadas.

  • Auditoria de velocidade da página: verifica se as boas práticas de desempenho são respeitadas
  • Análise front-end: detecta problemas em HTML, CSS, JS, imagens, fontes e muito mais
  • Detalhes detalhados: Fornece informações precisas para corrigir os problemas de desempenho detectados
Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.