Ads

Introdução ao Server Blue

 

Software: Windows Server 2012 R2 em português.
Fabricante: Microsoft Corporation
site: www.microsoft.com.br
Av. Nações Unidas, 12901 – torre Norte – 27º andar.
CEP: 04578-000 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 4706.0900

c04035920

Server Blue é o codinome do Windows Server 2012. Assumindo um conceito visual moderno onde a cor azul predomina. Lançado em outubro de 2013 o Windows Server 2012 vem ao mercado para substituir sua versão anterior, o Windows Server 2008 e acompanhar o lançamento de sua estação de trabalho, o Windows 8.

Neste post será abordado um pouco da história das versões do Windows Server, as novidades do Server Blue, como obter uma sua licença de uso e como montar um laboratório de rede usando apenas o seu próprio computador para estudar.

A nova versão do Windows Server tem foco na virtualização e na computação em nuvem de alto nível, isso permite a organizações e Data Centers implementarem serviços de redes rapidamente de forma mais flexível.

Em conjunto com o Windows Azure e o System Center 2012 R2, o Windows Server 2012 R2 oferece uma plataforma altamente escalável para aplicações de missão crítica e oferece suporte melhorado para padrões abertos, aplicações com código aberto e para várias linguagens de implantação.

Outra novidade é o foco em Acesso Remoto, de modo que administradores e usuários acessem recursos de rede de qualquer local através de VPN melhoradas e computação em nuvem.

Para ampliar o uso de suas soluções, a Microsoft oferece no site http://technet.microsoft.com/pt-br/ uma série de documentos, bibliotecas, tutoriais, downloads e vídeos sobre o uso de suas soluções tanto para uso pessoal como corporativo e as novas tecnologias de TI.

Praticamente no site da TechNet pode-se encontrar qualquer assunto relacionado à tecnologia Microsoft e suas vertentes e oferece também uma comunidade de trocas de informações entre profissionais de TI, desde de amadores até a professores certificados e desenvolvedores da própria Microsoft.

Figura 24- Página inicial do site www.technet.microsoft.com

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.