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Instâncias e Objetos em Java com interação do usuário.

Esta aula é uma continuação destas outras duas, por favor, acompanhe corretamente esta sequência;

1. Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java
2. Instâncias e Objetos em Java

Encerramos a aula anterior – Instâncias e Objetos em Java – questionando de como podemos criar uma aplicação Java na qual o usuário possa digitar valores para os atributos.

Para criarmos uma aplicação deste tipo precisamos inicialmente de um contexto; vamos criar uma aplicação para a Etec, nossa amada escola. Nesta aplicação devemos analisar os principais processos de nossa escola e identificar quais dados são importantes, por exemplo; dados de professores, alunos, cursos e funcionários.

Partindo desta análise, devemos agora abstrais. Supondo que queiramos programar uma classe professor, ao abstrair devemos considerar quais serão os atributos desta classe e para este exemplo usei os seguintes atributos; matricula, nome, disciplina e quantidade de aulas.

Exemplo de uma aplicação Java Orientada a Objetos

  1. Crie um novo projeto Java com o nome de JavaEtec
  2. Crie uma nova classe chamada Professor. Você já aprendeu como criar uma nova classe em Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java), revise se necessário.
  3. Defina os seguintes atributos para a classe; matricula, nome, disciplina e quantidade de aulas. O Código ficará assim:
    public class Professor {
        
        int matricula;
        String nome;
        String disciplina;
        double qdtAulas;   
        
    }
    
  4. Para que o usuário do sistema possa interagir com o sistema precisamos instanciar a classe SCANNER logo após dos atributos.
     Scanner leia = new Scanner(System.in);
    
  5. Agora vamos programar um método para que o usuário possa cadastrar novos professores. O Método a seguir é muito simples, ele permite ao usuário dar valores aos atributos;

        public void CadastroNovoProfessor(){
            
            System.out.println("Seja Bem vindo ao Cadastro de professores da Etec"
                           + "\n*************************************************\n");        
            
            System.out.println("Informe o nome completo do novo professor(a) da Etec:");
            nome = leia.nextLine();   
            
            System.out.println("Qual disciplina " + nome + " leciona?");
            disciplina = leia.nextLine();
            
            System.out.println("Qual a matrícula de " + nome + "?");
            matricula = leia.nextInt();
            
            System.out.println("Quantas aulas " + nome + " possui na Etec?");
            qdtAulas = leia.nextDouble();
            
            System.out.println("Sucesso! " + nome + "," + matricula + " foi cadastrado(a) com sucesso na "
                    + "disciplina de " + disciplina + " com " + qdtAulas + " aulas"); 
            
            System.out.println("\n\nDeseja cadastrar um novo professor? [S/N]:");
            String decisao = leia.next();
            
            if ("S".equals(decisao)) CadastroNovoProfessor();
            if (!"S".equals(decisao)) System.out.println("Bye! fim do Programa");
        }
    

Instanciando uma classe em Java.

Conforme vimos na aula Instâncias e Objetos em Java, devemos criar um objeto para que possamos acessar e manipular os atributos e métodos desta classe. Ou seja, o usuário desta aplicação não irá conseguir programar nenhum professor se não criarmos um objeto antes.

Para isso vamos editar a classe principal do nosso projeto.

    public static void main(String[] args) {
        // TODO code application logic here
        
        Professor cadastro = new Professor();       
        cadastro.CadastroNovoProfessor();
        
    }

Agora é só executar, o resultado ficará como mostrado no GIF a seguir;

Download do projeto

Você pode baixar este projeto aqui.

Interação do usuário usando JFrames e JTextField

Mas será que podemos deixar esta aplicação Java mais elegante, usando JFrame ao invés do console? É claro que sim! Mas antes devemos entender que quando adicionamos um JFrame em nosso projeto, este JFrame também é uma classe, portanto teremos que saber como passar valores de uma classe para outra. Uma forma simples de fazer isso é usar parâmetros e este será o assunto da nossa próxima aula, até lá!

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