preloder

Como montar um servidor WAMP – Windows, Apache, MySQL e PHP

Na aulas de TPI II, TLBD, TM eventualmente trabalhamos com um servidor WAMP.

 

O que é o Apache?

Apache, é um software livre nativo dos sistemas Linux, é o software mais popular do mundo quando o assunto é servidor Web, 70% dos sites do mundo usando servidores rodando Apache.

O Apache é o responsável por receber as requisições de visita ao site e enviar as respostas para o visitante, essa troca de dados entre o computador do visitante do seu site (também chamado de cliente) e o servidor que armazena os arquivos do seu site só é possível através do protocolo HTTP – HyperText Transfer Protocol ou HTTPS – HyperText Transfer Protocolo Security e é justamente por este motivo que todo site que você acessa possui o sufixo http:// na frente do endereço.

 

Porque preciso do Apache?

O PHP é uma linguagem para web e por este motivo, ele depende ativamente de uma conexão HTTP, onde o visitante do site irá solicitar uma requisição (um login no Facebook por exemplo) e o servidor irá retornar uma resposta (se o login é válido ou não).

 

Como instalar o Apache e cia?

Instalar o Apache do zero pode ser uma grande dor de cabeça para usuários iniciantes ou para aqueles que não compreendem muito bem o conceito de servidor. Mas existem alguns softwares que facilitam a configuração destes softwares no seu computador pessoal com Windows, o meu favorito é o VertrigoServ, que é leve, não exige recursos do computador e é 100% Open Source.

  1. Se for usuário do SKYPE, desative-o temporariamente.
  2. Faça o download do VertrigoServ, o mesmo utilizado na escola: http://vertrigo.sourceforge.net/?lang=pt Observando que existem a versão 32 e 64 bits, verifique no seu computador qual a arquitetura adequada.
  3. Inicie a instalação do VertrigoServ.
  4. Execute o VertrigoServ após a instalação. como instalar o apache windows
  5. Clique no botão Hide this window and start server.
  6. O Apache irá abrir uma porta no firewall do Windows e por isso, você deverá dar a devida permissão ao firewall, marcando as caixas mostradas na imagem;como instalar o vertrigo
  7. Agora já está tudo Ok, verifique na systray (bandeja do relógio) o ícone do Vertigo, ele deve estar verde, conforme mostra a imagem; 
  8. Pronto, está pronto para uso!

 

Não ficou verde, o que eu faço?

Se seu Vertigo não ficou com ícone verde, isso significa que você já possui algum software fazendo uso da mesma porta que o Apache, neste caso, a solução mais simples é mudar a porta do Apache.

  1. Execute o Bloco de Notas ou o NotePad++ como Administrador, bastando clicar com o botão direito sobre o Bloco de Notasexecutar-como-administrador
  2. Clique em Arquivo > Abrir, e navegue até o diretório de instalação do Apache que normalmente fica em C:\Program Files\VertrigoServ\Apache\conf
  3. Abra o arquivo httpd.conf, note que este arquivo não irá aparecer na lista de arquivos, para resolver isso, deixe marcada a opção todos os arquivos, conforme mostra a imagem;abrir-o-httpd-conf
  4. Agora procure pela linha Listen 80, agora altere para Listen 8080alterar-porta-80
  5. Salve o arquivo.
  6. Reinicie o VertrigoServ

Caso não resolve, recomendo então que utilize outro software, o XAMPP parece ser uma boa opção e consegue resolver sozinho conflitos de porta.

 

Programando em PHP

  1. Abra o seu editor de texto favorito e escreva seu código PHP
  2. Salve o arquivo na pasta C:\Program Files\VertrigoServ\www com o nome teste.php
  3. Abra seu navegador favorito e digite na url http://localhost/teste.php, ou, http://localhost:8080/teste.php caso tenha alterada a porta do Apache.

Deixe seu comentário