Ads

E aí pessoal.

Quando pensamos em sistemas de Informação, alguns recursos visuais são muitos importantes para tornar sua aplicação mais robusta e mais fácil de utilizar pelo usuário (Lembre-se da aula de Usabilidade, IHC – Interação Humano Computador).

O Visual Studio oferece recursos poderemos de menus, hoje veremos o MenuStrip e ToolStrip do Windows Forms.

 

MenuStrip do Windows Forms

No seu WindowForm, adicione um MenuStrip que pode ser encontrado na paleta ToolBox.

Ao acrescentar no MenuStrip no seu formulário, você notará que é simples criar menus e submenus de forma intuitiva (você aprende fuçando! :))

 

Colocando ícones no ToolStrip

Os menus do ToolStrip podem conter ícones, isso deixa o sistema mais agradável e permite que o usuário crie uma rotina visual para as operações que ele irá desempenhar.

Você pode fazer downloads de ícones profissionais no site www.flaticon.com

Para adicionar um ícone, selecione o menu que deseja inserir o ícone e na paleta Properties procure a propriedade Image. Será carregada a tela a seguir. Clique no botão Import... mostrado na imagem abaixo para carregar os ícones que deseja utilizar no sistema.

Com os ícones já importados para o sistema, o resultado será como o da imagem abaixo;

Legal né?

 

ToolStrip do Windows Forms

Se você entendeu como trabalhar com o MenuStrip, entenderá facilmente como funciona o ToolStrip. O ToolStrip é uma barra de ferramentas.

Adicione o TollStrip no seu formulário, e adicione um botão à barra de ferramentas, veja a imagem;

Acrescente agora um ícone no botão criado, o procedimento é exatamente o mesmo do MenuStrip. Selecione o botão e altere a propriedade Image encontrado na paleta Properties. Note que você não precisará importar o ícone novamente pois ele já se encontra disponível no Projeto.

Adicionando um texto de auxílio.

Note que o botão da ToolStrip não possui texto, apenas imagem e é exatamente este o propósito deste recurso. No entanto, usuários podem se esquecer ou não saber para que serve cada botão, por este motivo devemos definir um texto de auxilio que será exibido quando o usuário parar o mouse sobre o ícone. Este texto de auxilio chamá-se Toll Tip, este recurso também é muito utilizado em páginas da Internet (Lembre das aulas de TPI II)

Selecione o botão da sua ToolStrip e altere a propriedade TollTipText da paleta Properties e defina o texto desejado.

Para ver o ToolTipText em ação você deve executar  a sua aplicação. Veja a imagem;

 

 

Ads