• Categoria do post:C# - Visual Studio
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
Ads

E aí pessoal.

Quando pensamos em sistemas de Informação, alguns recursos visuais são muitos importantes para tornar sua aplicação mais robusta e mais fácil de utilizar pelo usuário (Lembre-se da aula de Usabilidade, IHC – Interação Humano Computador).

O Visual Studio oferece recursos poderemos de menus, hoje veremos o MenuStrip e ToolStrip do Windows Forms.

 

MenuStrip do Windows Forms

No seu WindowForm, adicione um MenuStrip que pode ser encontrado na paleta ToolBox.

toolStripIMG_001

Ao acrescentar no MenuStrip no seu formulário, você notará que é simples criar menus e submenus de forma intuitiva (você aprende fuçando! :))

toolStripIMG_002

 

Colocando ícones no ToolStrip

Os menus do ToolStrip podem conter ícones, isso deixa o sistema mais agradável e permite que o usuário crie uma rotina visual para as operações que ele irá desempenhar.

Você pode fazer downloads de ícones profissionais no site www.flaticon.com

Para adicionar um ícone, selecione o menu que deseja inserir o ícone e na paleta Properties procure a propriedade Image. Será carregada a tela a seguir. Clique no botão Import... mostrado na imagem abaixo para carregar os ícones que deseja utilizar no sistema.
toolStripIMG_004
Com os ícones já importados para o sistema, o resultado será como o da imagem abaixo;

toolStripIMG_003

Legal né?

 

ToolStrip do Windows Forms

Se você entendeu como trabalhar com o MenuStrip, entenderá facilmente como funciona o ToolStrip. O ToolStrip é uma barra de ferramentas.

Adicione o TollStrip no seu formulário, e adicione um botão à barra de ferramentas, veja a imagem;toolStrip005

Acrescente agora um ícone no botão criado, o procedimento é exatamente o mesmo do MenuStrip. Selecione o botão e altere a propriedade Image encontrado na paleta Properties. Note que você não precisará importar o ícone novamente pois ele já se encontra disponível no Projeto.

toolStripIMG_005

Adicionando um texto de auxílio.

Note que o botão da ToolStrip não possui texto, apenas imagem e é exatamente este o propósito deste recurso. No entanto, usuários podem se esquecer ou não saber para que serve cada botão, por este motivo devemos definir um texto de auxilio que será exibido quando o usuário parar o mouse sobre o ícone. Este texto de auxilio chamá-se Toll Tip, este recurso também é muito utilizado em páginas da Internet (Lembre das aulas de TPI II)

Selecione o botão da sua ToolStrip e altere a propriedade TollTipText da paleta Properties e defina o texto desejado.

Para ver o ToolTipText em ação você deve executar  a sua aplicação. Veja a imagem;

toolStripIMG_006

 

 

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.