• Categoria do post:C# - Visual Studio
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Olá pessoal, estou criando este guia como um roteiro de estudos para iniciantes. O que nós precisamos saber para começar a aprender a desenvolver aplicações Desktop em C#?

  1. O que é C#?
  2. Ambiente de desenvolvimento.
  3. Instruções de Saída, constantes e concatenação.
  4. Variáveis e Instruções de Entrada.

1. O que é C#?

De acordo com o WikiBlogson, C# é uma linguagem de programação desenvolvida e lançada pela Microsoft em 2001 para substituir o Visual Basic 6 e concorrer diretamente com o Java que era na época a principal linguagem de programação comercial usada em ambientes de desenvolvimento corporativo.

C# é uma linguagem simples, moderna e orientada a objetos que fornece aos desenvolvedores flexibilidade e recursos modernos para construir software que não só funcionará hoje, mas será aplicável por anos no futuro.

Para saber mais sobre o C#, sua vantagens e desvantagens acesse o artigo O que é C#?

2. Ambiente de Desenvolvimento.

Para quem está iniciando agora no universo do desenvolvimento C# e já sabe alguma coisa a respeito, possivelmente você já deve ter ouvido que a principal ferramenta que usamos para desenvolver é o Visual Studio da Microsoft.

Mas o Visual Studio é um “pouco” pesadinho, grande e um pouco confuso na hora de instalar e para resolver isso, existem alternativas mais fáceis e leves.

2.1. Dot Net Fiddle

Esta é a melhor opção para quem está iniciando.

Todos os exemplos e códigos mostrados neste artigo podem ser desenvolvidos neste site https://dotnetfiddle.net/, ou seja, você não precisa se preocupar em instalar nada em seu computador, você pode aprender e praticar C# totalmente on-line, usando até mesmo o seu celular para isso.

O .Net Fiddle permite inclusive que você salve seus códigos bastando apenas criar uma conta gratuita no site. Ele permite também que você compartilhe seu código com o seu amigo ou professor.

2.2. VS Code

O VS Code é um popular editor de Códigos da Microsoft e não deve ser confundido com o gigantesco Visual Studio.

O VS Code é leve, pequeno, gratuito e possui uma grande quantidade de extensões para lhe auxiliar durante o desenvolvimento.

Então, se você não quer desenvolver seus códigos no .Net Fiddle mas também não quer instalar o gigantesco Visual Studio, o VS Code é a melhor opção.

Este artigo passo a passo do Blogson ensina como fazer a instalação – Como programar em C# usando apenas o VS Code

2.3. VS Code Online (versão Beta)

Você também pode ser um beta tester do VS Code online, porém por ser Beta ele pode apresentar algumas falhas durante o uso ou, alguns recursos podem não estar disponível.

Para usar, primeiramente você precisa criar uma conta gratuita no github e depois basta acessar o site oficial do projeto em https://github.com/features/codespaces e clique em Request early access, na tela seguinte você deverá marcar a opção C#.

Você deverá receber o dados de acesso dentro de alguns dias em seu e-mail. Caso você não tenha a conta ativada, não se preocupe, você ainda pode usar as outras alternativas que ensino neste artigo.

2.4. Visual Studio IDE

Se você não tem problemas com espaço em disco e possui no mínimo 4Gb de RAM em seu computador, você também pode optar pela IDE do Visual Studio.

Este artigo do Blogson ensina como fazer a instalação – Como instalar o Visual Studio IDE para desenvolver em C#

3. Instruções de Saída, constantes e concatenação.

Assim como no Java ou até mesmo no HTML, antes de iniciarmos um programa C#, existe uma estrutura padrão a ser seguida;

using System;
				
public class Program
{
  public static void Main()
  {
      // instruções e comandos aqui...
  }
}

Esta estrutura básica sempre deve ser usada sempre que você precisar criar um novo Projeto em C#, esta estrutura representa a classe principal do nosso projeto. Se você quiser adiantar este assunto e entender melhor sobre classes sugiro que leia os artigos sobre orientação a objetos disponíveis aqui no Blogson, mas de imediato, este assunto não é tão importante neste momento, mas em breve voltaremos a falar sobre Classes e orientação a objetos.

3.1. Hello World

A primeira coisa que vamos ver em C# é como escrever a famoso Hello World na tela, para isso precisamos aprender os comandos de saída do C#, que são Console.WrilteLine() e Console.Write(), a diferença é que o primeiro comando pula a linha após a saída do texto e o segundo não.

using System;
					
public class Program
{
  public static void Main()
  {
    Console.WriteLine("Hello World");
  }
}

Se tentarmos entendermos o que a instrução Console.WrilteLine() significa, seria o mesmo que dizer ao computador “Escreva uma linha no Console”, Console neste caso seria o prompt do Windows ou o ambiente no qual o programa está sendo executado.

3.2. Concatenação

A concatenação é quando queremos juntar dois ou mais valores ou textos dentro de um mesmo comando de saída. Nós podemos fazer uma concatenação usando um sinal de +. Por exemplo;

Console.WriteLine("Olá, meu nome é " + "Anderson.");
Console.WriteLine("Eu tenho " + 37 + " anos.");
Console.WriteLine("Este sinal de + indica que estamos " + " concatenando.");

.

3.3. Constantes

Nós podemos armazenar valores na memória do computador através da declaração de variáveis. Variáveis que possuem valores fixos dentro do programa também são chamadas de constantes.

As variáveis podem ser;

  • string – representa uma cadeia da caracteres, ou seja, todo o alfabeto, todos os números e símbolos disponíveis no seu teclado. Usamos a declaração string quando queremos trabalhar com textos e símbolos.
  • int – representa os números inteiros. Usaremos a declaração int quando quisermos executarmos cálculos em nosso programa.
  • double – representa os números decimais. Usaremos a declaração double quando quisermos executarmos cálculos em nosso programa.

A declaração de variáveis sempre segue a seguinte sintaxe;

int nomeDaVariavel1 = valor; // para valores o tipo int.
double nomeDaVariavel2 = valor; // para valores do tipo double.
string nomeDaVariavel3 = "valor"; // para valores do tipo string.

Observe que;

  1. Nunca declaramos variáveis com o mesmo nome dentro de um mesmo programa. Se o seu programa precisar de 2 variáveis, cada uma deverá ter um nome diferente;
  2. O nome das variáveis nunca devem começar com números e não deve conter espaços em branco.
  3. Todo final de linha que contém uma instrução sempre termina um ponto e vírgula no final.
  4. As variáveis do tipo string sempre possuem seus valores dentro de aspas duplas, enquanto as variáveis do tipo int e double não.

3.4. Exemplos de aplicações C# para iniciantes:

Para ficar mais fácil de entender as observações acima, preste atenção nos seguintes exemplos;

Exemplo 1: Este exemplo calcula a idade de uma pessoa subtraindo o ano atual pelo ano de nascimento dela.

string nome = "Anderson";
int anoDeNascimento = 1984;
int anoAtual = 2021;
int idade = anoAtual - anoDeNascimento;
Console.WriteLine("Olá " + nome + " você tem " +  idade + " anos");

.

Exemplo 2: Exibir o resultado da multiplicação do número 2 por 10.

//  Exibir o resultado da multiplicação do número 2 por 10.
int mutiplicador = 2;
int multiplicando = 10;
int resultado = mutiplicador * multiplicando; // o símbolo * representa o cálculo de multiplicação.
Console.WriteLine("A multiplicação de " + mutiplicador + " x " + "multiplicando, dá " + resultado);

.

Exemplo 3: Exibir a tabuada do 2 de 1 até 10.

int mutiplicador = 2;
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 1 = " + mutiplicador * 1);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 2 = " + mutiplicador * 2);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 3 = " + mutiplicador * 3);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 4 = " + mutiplicador * 4);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 5 = " + mutiplicador * 5);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 6 = " + mutiplicador * 6);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 7 = " + mutiplicador * 7);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 8 = " + mutiplicador * 8);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 9 = " + mutiplicador * 9);
Console.WriteLine(mutiplicador + " x 10 = " + mutiplicador * 10);

.

Exemplo 4: Exemplo usando constantes do tipo Double
Por se tratar de uma divisão, temos que usar o double
Pois o resultado da divisão pode ser um número decimal. Se usarmos int, o resultado seria outro número inteiro fazendo que o resultado ficasse errado.

double dividendo = 9;
double divisor = 2;		
double resultado = dividendo / divisor ;
Console.WriteLine("O resultado da divisão de " + dividendo + " por " + divisor + " dá " + resultado);

.

4. Variáveis e instruções de entrada.

Como você pode perceber, todos os exemplos mostrados anteriormente mostravam as variáveis com valores já fixados dentro da própria instrução do programa.

Agora imagine se o usuário pudesse digitar estas informações. Imagine que o usuário pudesse escolher qual tabuada ele gostaria que o computador calculasse, ou se ele pude informar o seu próprio nome.

Para resolver isso, usamos a instrução de entrada Console.ReadLine(), para usua-la é muito simples, ao invés de atribuirmos um valor para a variável como por exemplo string nome = “Anderson”, vamos substituir o valor pela instrução Console.ReadLine() ficando assim; string nome = Console.ReadLine();

Veja o exemplo;

Console.WriteLine("Olá, por favor, qual é o seu nome?");
string nome = Console.ReadLine();	// instrução irá aguardar a digitação do usuário.	 
Console.WriteLine("Olá " + nome + " seja bem vindo!");
Resultado do exemplo acima

.

Este outro exemplo mostra várias entradas sendo executadas pelo usuário do programa;

Console.WriteLine("Olá, por favor, qual é o seu nome?");
string nome = Console.ReadLine();	// instrução irá aguardar a digitação do usuário.	 
Console.WriteLine("\nOlá " + nome + " seja bem vindo!"); // o \n pula uma linha
		
Console.WriteLine(nome + ", e qual é a sua profissão?");
string profissao = Console.ReadLine();	
Console.WriteLine("\nQue legal " + nome + ", você é " + profissao);
				
Console.WriteLine(nome + ", você gosta de ser " + profissao + "?");
string resposta = Console.ReadLine();	
Console.WriteLine("\n" + resposta + "... top D+, adorei conversar com você.");
Console.WriteLine("bye bye...");

.

4.1. Conversão de valores numéricos

Você deve ter percebido nos exemplos acima que as variáveis usadas foram todas do tipo string. Infelizmente se eu tentasse usar uma variável do tipo int ou double daria erro.

Isso acontece porque a instrução Console.ReadLine(); sempre vai entender os dados digitados como sendo do tipo string, afinal, os dados estão vindo do teclado e no teclado temos todo o alfabeto e símbolos a nossa disposição.

Erro ao tentar usar o Console.ReadLine(); junto com uma variável do tipo int ou double

Por causa disso, temos que instruir o computador para converter as entradas de caracteres do Console.ReadLine(); para o tipo numérico double ou int usando um método de conversão definido pela instrução Convert.toInt32 ou Convert.toDouble.

Ficando assim;

int idade = Convert.ToInt32(Console.ReadLine()); // CERTO!!! Fizemos a conversão.

4.2. Exemplo Completo

Agora vamos para um exemplo completo usando constantes, variáveis, e conversão de valores de inteiros e double.

int anoAtual = 2021;
		
Console.WriteLine("Olá, por favor, qual é o seu nome?");
string nome = Console.ReadLine();	// instrução irá aguardar a digitação do usuário.	 
Console.WriteLine("\nOlá " + nome + " seja bem vindo!"); // o \n pula uma linha
		
Console.WriteLine("Em que ano você nasceu?");
int anoNascimento = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());
int idade = anoAtual - anoNascimento;
Console.WriteLine("\nLegal " + nome + " você tem " + idade + " anos");
	
Console.WriteLine("Qual é o seu salário atual?");
double salarioAtual = Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); // Aqui foi usado Double. O salário pode ser número decimal.
Console.WriteLine("Você vai ganhar um aumento de 5%.");
double salarioNovo = salarioAtual * 1.05;
Console.WriteLine("Seu nome salário é " + salarioNovo);
	
Console.WriteLine("\n\nBye bye " + nome + ", aproveite o seu aumento para economizar!");
Resultado do exemplo completo

.

O que vem a seguir?

A parte II deste artigo já está disponível, acesse aqui;
Guia Rápido de C# Para Iniciantes – Parte II

Após esta primeira parte iremos aprender nos próximos artigos;

  1. Estruturas de decisão if / else
  2. Laços de Repetição.
  3. Arrays (Vetores).

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Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.