• Categoria do post:C# - Visual Studio
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Ads

Neste artigo vamos ver como fazer a instalação e configuração do Visual Studio para aqueles que desejam utilizar esta IDE para desenvolver em C#.

Para as aulas de desenvolvimento de sistemas utilizamos a versão gratuita do Visual Studio, denominada de Community. Os termos de uso desta versão sugere que você não a utilize par fins comerciais e sim, apenas para propósitos pessoais e educacionais.

  1. Acesse o site oficial – https://visualstudio.microsoft.com/pt-br/vs/community/
  2. Faça o download clicando no botão Baixar o Visual Studio. O download deverá iniciar automaticamente.
  3. Localize o local aonde você salvou o download e execute o instalador.
  4. A primeira tela de instalação será apresentada os termos de uso da Microsoft, basta aceitá-las para poder continuar.
  5. Na tela seguinte você deve informar ao Visual Studio quais linguagens e ferramentas você deseja trabalhar e desenvolvedor. Marque a opção Desenvolvimento para desktop com .NET
  6. Ao lado direito, você encontrará recursos adicionais, localize no final da lista a opção SQL Server Express 2016 LocalDB. Este recurso, embora opcional, é interessante pois irá permitir que você crie aplicações com banco de dados embarcado, semelhante ao SQLite.
  7. Agora é só aguardar o finalização da instalação

Criando meu primeiro projeto em C#

Você pode criar sua primeira aplicação C# .Net para Console ou usando Windows Forms.

Se você deseja criar usando o console, leia este tutorial aqui do Blogson – Exemplo de uma aplicação de console usando C#

Mas se você já começou a aprender Windows Forms, leia este outro tutorial – Criando o primeiro app no Visual Studio – Hello World.

Confira também nosso roteiro de estudos para iniciantes em C# – Guia rápido de C# Para iniciantes – Parte I

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.