• Categoria do post:C# - Visual Studio
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Ads

As chamadas de som do sistema podem ser realizadas de duas formas diferentes, através do uso da classe System.Media.SoundPlayer ou do componente Windows Media Player incorporado no projeto.

Chamadas rápidas com System.Media.SoundPlayer

A classe System.Media.SoundPlayer serve para chamadas rápidas de som como um alerta, um alarme, um toque sonoro… ela deve ser usada quando o áudio que queremos executar é curto e não necessita ser pausado.

Esta classe trabalha apenas com arquivos no formato .WAV, que comprovadamente é superior ao Mp3 e é o formato padrão de áudio do Windows.

Projeto – O Som dos Bichos

Uma excelente proposta para temas de TCC sem dúvidas são softwares educacionais, principalmente softwares que estimulam através de imagens e sons o desenvolvimento cognitivo do educando. Este projeto visa criar uma aplicação que apresente para uma criança o som dos animais.

  1. Inicie um novo projeto no VS
  2. Acesse o site flaticon.com e selecione a imagem de alguns animais.
  3. Acrescente estas imagens dentro de um botão (lembre-se sempre de que a imagem deve ser importada para o projeto). Por ora, sua aplicação deverá ficar assim: oSomDosBichos
  4. Pesquise na internet sites que disponibilizem arquivos .wav, existem vários; http://www.wavsource.com/http://www.wav-sounds.comhttp://www.sounds4email.com/
  5. Instancie um objeto System.Media.SoundPlayer logo no inicio da public partial class, ficando:Screenshot_1
  6. Agora vamos salvar os arquivos .wav da forma correta: Localize em seu projeto do VS a pasta DEBUG/BIN, e é dentro desta pasta que se encontra o nosso executável. Crie uma pasta audio e coloque todos os seus arquivos WAV dentro desta pasta, a estrutura de diretórios ficará desta forma: oSomDosBichos002
  7. Agora vamos programar. Dentro dos botões basta chamar o arquivo .wav respectivo de cada animal, por exemplo, do cachorro ficará
    Tocar.SoundLocation = "audio//dog.wav";
    Tocar.Load();
    Tocar.Play();

Download do projeto: oSomDosBichos

Dica Monstro

Além do som dos bichos, você também pode fazer o mesmo projeto para letras do alfabeto. Usando o Gravador de Som do próprio Windows você pode narrar os sons das letras e usar no seu software. Um excelente tema para TCC não acha? Imagine agora que podemos estender este projeto para palavras e frases em inglês….

 

Na próxima aula, veremos como realizar a chamadas de áudio usando o componente do Windows Media Player.

OBS: Não esqueça de colocar os créditos para a FlatIcon e para o site de WAV que você usou em seu projeto heim!!!!

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.