• Categoria do post:C# - Visual Studio
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura
Ads

Em um sistema, é importante mantermos todas as janelas organizadas. Uma maneira bem simples de fazer isso é criar um formulário principal (MDI) e fazer com os outros formulários possam ser abertos dentro do formulário principal. Chamamos de MDI Filho ou MDI Child estes formulários que serão carregados dentro do MDI principal.

Para definir o MDI – Formulário Principal da sua aplicação;

  1. Defina qual será o formulário principal da sua aplicação.
  2. Selecione o formulário principal e altere a propriedade IsMDIContainer de false para true. Note que seu formulário principal assumirá uma cor de fundo cinza escuro.

toolStripIMG_007

 

Para definir MDI Childs

Os MDI Childs serão os formulários que será carregados dentro do formulário principal, exatamente na área cinza mostrada na imagem anterior. Por este motivo o uso de menus e barras de ferramentas é importante no formulário principal.

O código para abrir um formulário como MDI Chid segue a seguinte sintaxe;

NomedoFormulario nomeDoObj = new NomedoFormulario(); //instancia o form
nomeDoObj.MdiParent = this;
nomeDoObj.Show();

Na aula passada nós já deixamos os ícones criados, dê um duplo-clique sobre o ícone do avião, iremos carregar o formulário de cadastro de aeronaves, neste exemplo o formulário chama-se FrmCadAeronave. Aplicando a sintaxe temos o seguinte código;

FrmCadAeronave frmCadAeronave = new FrmCadAeronave();
frmCadAeronave.MdiParent = this;
frmCadAeronave.Show();

Prontinho!

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.