Categorias

Java – NetBeans

Carregando, Salvando e Copiando imagens com Java

Existem alguns projetos em Java que exigem que manipulemos arquivos e imagens. Este artigo ensina como fazer cópia de arquivos e como exemplo vou usar uma situação clássica do desenvolvimento de sistemas de informação, o carregamento de fotos. Este artigo não ensina como gravar no banco, mas se você já sabe como gravar, então basta […]

Transformando algoritmos em aplicações Java

Você desenvolvedor de primeira viagem naturalmente precisa treinar a sua capacidade de lógica para criar algoritmos. Os algoritmos representam a forma de pensar de um computador, são instruções lógicas simples que permite ao computador tomar decisões. Algoritmo x Java Vamos criar um pequeno comparativo entre os dois Criando uma aplicação Java Para criar uma aplicação […]

Instâncias e Objetos em Java com interface visual

Esta aula é uma continuação destas outras quatro, por favor, acompanhe corretamente esta sequência; 1. Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java 2. Instâncias e Objetos em Java 3. Instâncias e Objetos em Java com interação do usuário. 4. Parâmetros em Java Encerramos a aula anterior – Instâncias e Objetos em Java com interação do […]

Parâmetros em Java

Esta aula é uma continuação destas outras três, por favor, acompanhe corretamente esta sequência; 1. Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java 2. Instâncias e Objetos em Java 3. Instâncias e Objetos em Java com interação do usuário. Encerramos a aula anterior – Instâncias e Objetos em Java com interação do usuário. – questionando de […]

Instâncias e Objetos em Java com interação do usuário.

Esta aula é uma continuação destas outras duas, por favor, acompanhe corretamente esta sequência; 1. Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java 2. Instâncias e Objetos em Java Encerramos a aula anterior – Instâncias e Objetos em Java – questionando de como podemos criar uma aplicação Java na qual o usuário possa digitar valores para […]

Instâncias e Objetos em Java

Importante: Esta aula é uma continuação da aula de Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java. É importante ler e compreender esta aula anterior antes de se aventurar nesta. O que é um Objeto? Na vida real, chamamos de objeto algo que possamos manipular, certo? Um guarda-chuva, uma bola, um vestuário, um computador… não importa! […]

Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java

O Conceito básico de Orientação a Objetos. Quando vamos desenvolver um sistema, precisamos entender o ambiente que iremos programar e tentar abstrair todas as informações genéricas deste local. Obviamente que devemos aplicar as técnicas aprendidas em Análise de Sistemas para nos ajudar a identificar estas informações. Quando falamos em orientação a objetos precisamos entender o […]

Executando arquivos de áudio MP3 no Java

Este é exemplo bem simples de como executar arquivos de áudio no JAVA. Se está procurando algo na Internet, com certeza se cansou de usar códigos que não funcionam ou são mal explicados, então vamos lá. Inicie um novo Projeto Java e Adicione um jFrame. Adicione 3 botões ao seu JFrame, um para o Play, […]

Áudios de 0 a 9 em WAV (Projeto Toten)

Segue download dos arquivos de áudio que, opcionalmente, podem ser utilizados no projeto Toten desenvolvido em JAVA e C#. Os arquivos devem ser executados durante a chamada das senhas. 0 [download] 1 [download] 2 [download] 3 [download] 4 [download] 5 [download] 6 [download] 7 [download] 8 [download] 9 [download] alerta [download] guiche [download] senha [download]

Como usar fontes externas no Java (Google Fonts)

Eis que um dia você resolve estilizar sua aplicação JAVA usando fontes mais modernas, igual aquelas disponíveis no Google Fonts, daí você caça na Internet um código para realizar esta façanha e você encontra apenas decepção. O Blogson está aqui para ajuda-lo, siga os passos; 1. Crie um pacote para a fonte que deseja utilizar […]

Como usar o Timer do Java de forma simples.

Programando tarefas repetidas no Java Em projetos do Windows Forms (Visual Studio) temos o componente Timer() quer permite programar tarefas em C#, no qual definimos um intervalo que desejamos que a tarefa seja repetida. Já no java, não temos nenhum componente para programarmos, mas podemos usar a classe Timer(). A sintaxe do código é muito […]

Busca automática de CEP em Java – NetBeans

Oi pessoal! Publiquei recentemente o artigo Busca automática de CEP em C# – Windows Forms e também publiquei uma versão do código em jQuery, veja em Busca por CEP usando JQuery e jSon. Agora chegou a vez dele, do Java! Ídolo de muitos, terror para alguns. O código a seguir segue a mesma lógica e […]

jBandas – Sistema em Java com Banco de dados Completo

Este é o projeto completo realizado nas aulas de LPOO – Linguagem de Programação Orientada à Objetos. o projeto jBandas utiliza de um banco de dados MySQL. Todas as operações de CRUD estão separadas em métodos para que possam ser reutilizadas sem dificuldades. CRUD: Create (Criação), Retrieve (Consulta), Update (Atualização) e Delete (Destruição). Este acrônimo […]

Encriptando senhas no MySQL

Uma maneira simples e rápida de codificar dados no MySQL é usando a função ENCODE(). Esta função é baseada em um algoritmo de 256 bits baseado em uma senha definida pelo programador. Esta função é excelente para criptografar dados pequenos como senhas, números de cartões de crédito Exemplo de codificação Supondo que a senha escolhida para […]

JAVA: Herança, super classe, extends e reescrita.

Nós já aprendemos os seguintes conceitos em JAVA: Classe Conjunto de códigos genéricos (que podem ser utilizados em qualquer situação) referente à um determinado processo, por exemplo; conectar num banco de dados, cálculos, interface gráfica, games, etc… public class cachorro{ //blocos de códigos } Métodos Ações programadas em uma classe. O que a classe faz! […]

Atividade 2º módulo de Informática – Herança

Primeiro exercício Objetivo: Praticar o principio básico da O.O. criando classes, métodos, parâmetros e atributos. Crie um projeto com o nome JDoceria Crie uma classe com o nome JIngredientes Crie 2 atributos; nome_do_doce(String) e valor(Double) Crie o método misturar() que deve receber três ingredientes e suas respectiva quantidade. Segundo exercício Objetivo: Compreender os conceitos de Encapsulamento, […]