Atividade 2º módulo de Informática – Herança

Primeiro exercício

Objetivo: Praticar o principio básico da O.O. criando classes, métodos, parâmetros e atributos.

  1. Crie um projeto com o nome JDoceria
  2. Crie uma classe com o nome JIngredientes
  3. Crie 2 atributos; nome_do_doce(String) e valor(Double)
  4. Crie o método misturar() que deve receber três ingredientes e suas respectiva quantidade.

Segundo exercício

Objetivo: Compreender os conceitos de Encapsulamento, Herança, Super-Classe e Sub-Classe

  1. Crie agora a classe JBolo
  2. Herde a classe JIngredientes (utilize o extends).
  3. Usando o atributo herdado nome_do_doce, defina o nome do bolo, faça o mesmo com o valor.
  4. Reescreva o método misturar() (utilize o override).
  5. Usando o método misturar(), crie um bolo com ingredientes e quantidades do seu gosto. Como a classe principal não foi programada, utilize SHIFT + F6 para executar apenas a classe JBolo

Terceiro exercício

Objetivo: Reforçar os conceitos

  1. O que é encapsulamento?
  2. Para que usamos métodos?
  3. O que são os atributos dos métodos?
  4. No seu entendimento, para que ser a Herança?
  5. Neste projeto, qual é a Super-Classe e qual é a Sub-Classe
  6. Qual a importância de reescrever os métodos de uma superclasse?