Guia Rápido de C# Para Iniciantes – Parte II

Olá de novo, se você ainda não viu o artigo Guia Rápido de C# Para Iniciantes – Parte I recomendo que faça a leitura dele antes de iniciar a Parte II, principalmente se você for iniciante em programação C#.

Nunca mais digite Console.Write(), Console.WriteLine() ou Console.ReadLine()

Você não precisa ficar escrevendo Console. toda vez que quiser escrever um comando de entrada ou saída

Na cláusula using escreva using static System.Console; e depois sempre que quiser executar um Console.Write ou Console.WriteLine você precisar escrever apenas Write ou WriteLine conforme mostra o exemplo;

Esta dica também vale para o ReadLine();

Se você estiver usando o dotnetfiddle.net para desenvolver, você deverá mudar o compilador para Roslyn 3.8.

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Variáveis na mesma linha.

Você pode declarar uma ou mais variáveis do mesmo tipo em uma mesma linha. Ao invés de declarar assim;

int n1 = 10;
int n2 = 15;
int n3 = 25;

Você pode simplesmente fazer assim, separando por vírgula;

int n1=10, n2=15, n3=25;

Declaração implícita de variáveis.

Quando aprendemos a programar, uma das primeiras coisas que aprendemos é declaração de variáveis e os tipos de variáveis que podemos declarar, sendo que as mais comuns são o int, double e string. Mas existe um tipo de variável que é genérica, ou seja, que aceita praticamente qualquer tipo de valor, o valor pode ser tanto numérico (int ou double) como literal (string).

Este tipo de variável é a var, ao invés de declarar as variáves assim;

string nome = "Anderson";
int idade = 18;
double salario = 1250.79;

podemos simplesmente declarar assim;

var nome = "Anderson";
var idade = 18;
var salario = 1250.79;

O uso das aspas é suficiente para indicar ao var que o valor da variável é uma string, o uso do ponto flutuante indica que se trata de um double, e um valor numérico inteiro fora das aspas indica que se trata de um inteiro. Fácil não?

Importante: Se você quer usar o var para guardar valores numéricos, evite usar declarações var junto com Console.ReadLine(), caso contrário os valores sempre serão tratados como string. Caso queira utilizar a declaração var para guardar valores numéricos, prefira declarar as variáveis antes, por exemplo;

// forma errada de usar o var com ReadLine()
var numero = Console.ReadLine();

Prefira;

// forma correta de usar o var com ReadLine()
var numero = 0;
numero = Console.ReadLine();

Interpolação de strings. Nunca mais use concatenação

É incrível o esforço do professor de programação ao ensinar concatenação pois a primeira impressão pode parecer confusa, principalmente no C# aonde usamos o sinal de + para operações de soma e também para concatenar.

Mas a verdade é que existe uma forma muito mais simples de juntar strings e variáveis sem termos que usar o sinal de +.

Veja este este exemplo usando concatenação;

string nome = "Anderson";
int anoNascimento = 1984;
Console.WriteLine("Olá " + nome + ", você tem aproximadamente " + (2021 - anoNascimento) + " anos.");

Para usarmos interpolação precisamos apenas adicionar um cifrão no início da string e substuir o sinal de + por um jogo de chaves, ficando assim;

Console.WriteLine($"Olá {nome}, você tem aproximadamente {(2021 - anoNascimento)} anos.");

Exemplo comparativo de uma string concatenada com outra interpolada mostrando o mesmo resultado.

Se você estiver usando o dotnetfiddle.net para desenvolver, você deverá mudar o compilador para Roslyn 3.8.

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Constantes.

Em algumas aplicações temos variáveis cujo o valor nunca muda, para elas podemos acrescentar a declaração const que nos permite organizar melhor o nosso programa. É importante entender que declararmos o const, a variável não poderá mais receber um novo valor, ou o programa retornará erro;

Veja um exemplo;

string nome = "Anderson";
const int anoAtual = 2021; // este valor sempre será fixo
int anoNascimento = 1984;

Encerre seu programa com estilo usando GOTO

O goto é um laço que permite você mudar o curso da aplicação dependendo das decisões do usuário. Um exemplo bem bacana do uso do goto é perguntar ao usuário se ele deseja encerrar a aplicação ou se ele deseja executá-la novamente.

Para isso podemos definir um laço goto conforme mostra o exemplo;

int n1, n2, n3;

    inicio: // define o bloco de código a ser repetido.
        Console.WriteLine("Informe o valor do 1ª nota: ");
        n1 = Convert.ToInt16(Console.ReadLine());

        Console.WriteLine("Informe o valor do 2ª nota: ");
        n2 = Convert.ToInt16(Console.ReadLine());

        Console.WriteLine("Informe o valor do 3ª nota: ");
        n3 = Convert.ToInt16(Console.ReadLine());

        Console.Write("Deseja fazer um novo cálculo (S/N)");
        string resposta = Console.ReadLine();

        if (resposta == "S") // Se o usuário digitar S
        {
            goto inicio; // o programa retorna para a linha na qual está escrito inicio:
        }
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