Gerando APK no Intel XDK

Atenção! Este material está desatualizado em relação às novas versões do Intel XDK. Leia um material mais atual aqui: Como gerar um APK nas novas versões do Intel XDK

Esta é a aula 11 do curso de JSONVeja o cronograma completo aqui.

O Intel XDK é um ambiente de desenvolvimento de aplicações HTML 5 e JavaScript que usa como base o framework Apache Cordova que permite ao desenvolvedor acessar funções nativas do dispositivo, como a câmera ou o acelerômetro.

Com o seu projeto HTML 5 pronto, vamos gerar o APK usando o Intel XDK.

Criando o projeto

O Intel XDK organiza todos os arquivos HTML dentro de uma pasta www. Portanto, o primeiro passo é criar esta pasta e deixar todos seus arquivos lá.

  1. Dentro da pasta do seu site, crie uma nova pasta chamada www. A estrutura do seu site deve ficar da seguinte forma: 
  2. Clique no menu Project no topo da janela do Intel XDK, em seguida, clique em START A NEW PROJECT localizado na parte de baixo da janela.
  3. Dê um nome para o seu projeto.
  4. Na tela de importar resultados selecione HTML 5 + Cordova
  5. Clique em SIMULATE para que Intel XDK possa verificar eventuais erros de sua aplicação. Aguarde alguns minutos enquanto o Intel XDK prepara a máquina virtual que irá testar sua aplicação.

OBS: Outra solução, é criar um projeto no XDK e depois copiar o seus arquivos HTML para dentro da pasta www do projeto que o próprio XDK criou.

Obtendo um certificado de distribuição.

Para enviar um aplicativo para distribuição, na maioria das grandes lojas de aplicativos , você deve assinar digitalmente seu aplicativo com um certificado. Esse certificado pode ser armazenado em sua conta online Intel XDK. Para gerar o certificado, siga os passos a seguir;

  1. Clique no ícone de usuário no canto superior direito da janela do Intel XDK e clique em Create keystore.
  2. Preencha os dados do formulário a seguir, cujo o campo mais importante é a senha que valida a autenticidade do certificado, portanto, anote a senha em um local seguro e fácil acesso. Aguarde alguns minutos para gerar o certificado.
  3. Após gerar o certificado, clique na aba BUILD.
  4. Marque o box do Android de modo que ele fique destacado em azul. 
  5. Note que no box há um cadeado com um ponto de interrogação. Isso aparece porque você necessita informar ao Intel XDK qual o certificado de keystore deseja utilizar. Clique no cadeado.
  6. Selecione o certificado criado na etapa 2 
  7. Ainda nesta mesma tela, procure pelo campo Network Request e acrescente o endereço do seu web service seguido de um * como mostra a imagem; 
  8. Agora clique novamente em Build e clique novamente no cadeado. Informe a senha que você criou para a chave e clique em Unlock.
  9. Finalmente, clique no botão Start Builds que se encontra no topo da janela do Intel XDK e aguarde alguns minutos para gerar o APK.
  10. Após o término, faça o download do APK e transfira para o seu celular.

Como gerar um APKgerar APK do aplicativoGerar APK do Cordovagerar APK para Android