• Categoria do post:Banco de Dados
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura
Ads

Olá estudantes de TLBD! Hoje vamos aprender como criar seu primeiro banco de dados usando o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) do MySQL.

O que é SQL?

Assim como em uma linguagem de programação, também precisamos de uma linguagem para criar e manipular dados em um banco dados. A linguagem mais popular é SQL, que se pronunciá-se sequel e é uma abreviação de “Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada)”.

Surgiu em 1974 nos laboratórios da IBM e a partir desta linguagem, foram criados vários SGBD como MySQL, Oracle, Firebird, ostgreSQL, HSQLDB, Postgree, MariaBD, entre outros.

 

O que é MySQL?

Tratá-se do SGBD mais popular do mundo, estimá-se que mais de 10 milhões de aplicações instaladas pelo mundo usando MySQL diretamente e outras 70 milhões usam de forma indireta.

Criado na Suécia em 1980 e até 2007 era totalmente open-source e era mantido por cerca de 400 profissionais ao redor do mundo. Em 2008 os direitos do MySQL foi adquiridos pela ORACLE (também proprietária do JAVA) por 1 bilhão de dólares pagos aos seus criados e a função MySQL AB que mantinha o grupo de profissionais que auxilam no desenvolvimento do MySQL.

O MySQL continua gratuito, porém, seu código fonte agora é fechado. No entanto, uma versão aberta do MySQL continua sendo desenvolvida, porém com outro nome; MariaBD

MySQL está presente em até mesmo em aplicações da NASA e é popular justamente pela simplicidade de instalação, manipulação de dados e performance pois exige poucos recursos do servidor.

MySQL também se tornou ainda mais popular quando os desenvolvedores da linguagem PHP adotou o MySQL como banco padrão para desenvolvimento de aplicações para WEB, logo, muitos sites como FACEBOOK e até o próprio GOOGLE adotaram o MySQL em aplicações leves.

 

Golfinho, simbolo de flexibilidade, velocidade e amigável ao ser humano.

O mascote do MySQL é um golfinho bem fofo! E este mascote não foi escolhido ao acaso… o título acima já explica o motivo. A questão de flexibilidade diz respeito a necessidade de precisar de mais performance para executar banco maiores que exigem mais volume de requisições.

Imagine o banco BRADESCO, ou a PORTO SEGURO, ambas empresas usam MySQL em aplicações críticas e para garantir performance e velocidade basta aumentar o poder de processamento do servidor e do link de internet que o MySQL irá acompanhar, isso é sinônimo de flexibilidade e escalabilidade.

 

Aonde eu uso o MySQL no curso Técnico em Informática?

Além dos componentes de TLBD I, II e III, o MySQL está presente nos componentes de DS (Desenvolvimento de Software), PC (Programação para computadores), TOO (Técnicas de Orientação à Objetos) e TM (Técnicas de Mobilidade)

Basicamente usaremos o MySQL para aprenderemos os conceitos de banco de dados, a criar sistemas de informação comerciais, a criar aplicações para WEB e trocar dados com aplicativos móveis.

 

Instalação

Você poderá instalar em seu computador o VertrigoServ O VertrigoServ é um pacote de instalação WAMP (Windows, Apache, MySQL e PHP). Através deste pacote de instalação podemos criar banco de dados usando o MySQL e também podemos criar aplicações para WEB.

Faça a instalação. Durante a instalação é comum o Vertrigo perdir permissão para ser adicionado ao Firewall do Windows, portanto, se atente as telas de mensagens e confirme todos os pedidos de adição de Firewall que for solicitado conforme mostra a imagem abaixo;

Após a instalação do VertigoServ, basta executá-lo, uma janela de boas vindas será apresentada. Clique no único botão existente na tela; Hide this Window….

aguardar um ícone verde na bandeja do sistema.

E se não ficar verde?

Não fique triste! Isso significa que algum outro programa já instalado entrou em conflito com o VertrigoServ, neste caso você poderá optar pelo uWAMP. Desinstale o VertrigoServ e faça o download gratuito aqui e prossiga normalmente com a instalação, assim como fez com o VertrigoServ.

No uWAMP, para iniciar o serviço do MySQL, clique em START e escolha MySQL conforme mostra a imagem; 

 

OBS: Se nem o Vertigo ou o uWAMP funcionar em seu computador, me procure na escola, ou, deixe um recado nos comentários abaixo.

 

Executando o console do MySQL

O console do MySQL é aonde iremos digitar nossos primeiros comandos e aprender a dominar o SQL.

Se você estiver utilizando o Vertrigo

  1. Clique sobre o ícone do VertrigoServ na bandeja do Sistema.
  2. Localize a opção Tools > MySQL Console (for root)
  3. Será solicitada uma senha, a senha é vertrigo
  4. Se você digitar a senha errada, a janela irá se fechar automaticamente, mas caso digite corretamente, a janela será carregada com o console do MySQL aguardando o seu primeiro comando.

 

Aula 02 – Comandos SQL

Agora que você já acessou o console, acompanhe a aula 02, sobre comandos SQL. Bons estudos.

 

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.