• Categoria do post:Curso WordPress
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura
Ads

EDITADO:

Em 2020 o Katka deixou de ser gratuito e não está mais disponível no site dos desenvolvedores, no entanto, deixei uma do cópia aqui.


Conheça também os templates gratuitos para Elementor do Blogson


Templates gratuitos para Elementor

WordPress é uma galáxia de possibilidades. Já vimos aqui no blog dois temas legais para WordPress + Elementor, o OceanWP (veja a aula aqui) e o WP Astra (veja a aula aqui), ambos temas sensacionais e com várias opções de modelo.

No entanto, um bom profissional web deve sempre ter várias cartas na manga para oferecer projetos diferenciados aos seus clientes, isso evita por exemplo que todos os seus sites fiquem iguais, ou, que você perca um cliente justamente por não ter muitas opções criativas para oferecer.

Templates Gratuitos para Elementor – Conheça a Katka.

O pacote de templates Katka é gratuito e todos os modelos estão disponíveis neste endereço https://elementortemplatepack.com/katka-elementor-page-templates/

A principio são templates simples, sem muitas interações visuais comparados aos temas premium do Theme Forest, mas o suficiente para criar bons sites, elegantes e leves.

Consigo usar os templates da Katka com o OceanWP ou WP Astra?

Sim, é recomendado que você use um tema para mesclar os modelos do Katka com os recursos do tema, como por exemplo; recursos de menu, rodapé, stick navbar, botão de voltar ao topo entre outros que farão falta nos modelos do Katka justamente pelo fato do Katka não ser um tema.

Até mesmo o tema Hello é interessante para o uso do Katka. Divirtá-se.

Como criar um site usando um template gratuito da Katka Elementor Template Pack

Primeiramente precisamos de uma instalação limpa do WordPress, se você não lembra como faz a instalação veja a aula aqui.

O segundo passo é escolher um tema. Se você pretende utilizar o Katka em seus projetos recomendo que instale o WP Astra, que é mais leve.

Faça o download do pack da Katka, que é gratuito mas exige que você se identifique com o seu nome e um e-mail. Após o download descompacte o arquivo. Dentro da pasta descompactada você encontrará outra duas pastas;

Na pasta _Page templates você encontrará outras 12 pastas, cada uma é um modelo. Você também poderá ver um screenshot de cada modelo ou ver o modelo ao vivo no site. Para este exemplo eu vou escolher o modelo Katka App Landing Page Template.

Dentro da pasta você encontrará um arquivo .json, ele contêm todas as configurações do modelo.

Importando o modelo gratuito no Elementor.

No painel do WordPress, Localize o menu elentor > Meus Modelos.

Clique no botão Importar Modelos e envie o arquivo .json visto no passo anterior.



Criando uma página usando um modelo gratuito no Elementor

Agora vamos criar a nossa página.

Vamos chama-la de Home. Agora, devemos informar ao WP que não queremos utilizar a estrutura do tema para construir esta página, para isso, procure o bloco Atributos da página e localize o campo Modelo. Mude-o para Elementor canvas.


e depois clique em Publicar para salvar a alteração do modelo e depois em Editar com Elementor.


Na tela inicial, você veré o ícone da pastinha, é nela que você encontrará seus modelos.


Clique agora na aba Meus Modelos e clique em Inserir.


Deverá aparecer um pop-up questionando se deseja também importar as configurações do modelo, estas configurações incluem tipo da fonte, tamanho, cores padrões entre outros. Por ora, clique em SIM e pronto, sua página está pronta e agora é só salvar e visualizar.

Veja o resultado aqui: https://projetos.appwinner.com.br/katka/



Mudando a página inicial do WordPress

Para a que a sua página passe a ser a página inicial, volte ao painel do WordPress e localize o menu Configurações > Leitura.


Localize o campo Sua página inicial exibe e mude-o para Uma página estática. Em seguida escolha a página HOME que acabamos de criar.


Salve as alterações e pronto!

Ads

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira é desenvolvedor, escritor e docente no CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnologia de São Paulo. Atualmente trabalha na Administração Central do CPS e leciona aulas de programação na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi de Atibaia.